Barra e Igaraçu avançam na implantação de circular municipal
Prefeituras realizaram licitação para compra de veículos; linha entre as cidades não deve ser retomada no primeiro momento
Barra já confirmou que o serviço de transporte urbano será gratuito à população
As Prefeituras de Barra Bonita e Igaraçu do Tietê avançaram no programa de implantação do transporte coletivo gratuito ou de baixo custo. O passo mais recente foi a finalização do processo de compra dos veículos, por meio de pregão. Na Cidade Simpatia, o prefeito Manezinho Fabiano anunciou na terça-feira (21), em reunião com os vereadores de seu grupo, que dois ônibus foram adquiridos. Várias empresas participaram e a vencedora aguarda os prazos do certame. Ele afirmou que o serviço será gratuito e oferecido em breve à população.
Na Mirante do Vale, a licitação já foi homologada pelo prefeito Carlos Alberto Varasquim, o Bucho. O pregão eletrônico, realizado no dia 6 de julho, teve como vencedora a empresa Bellatrix Veículos, que entregará um micro-ônibus zero km pelo valor de R$ 686.800,00. A licitação prevê que o veículo será "destinado aos serviços de transporte circular municipal". Vale ressaltar que, em Igaraçu, ainda não foi definido se será gratuito ou com um valor simbólico para manutenção do serviço.
Intermunicipal
A linha que liga Barra e Igaraçu não deve ser retomada num primeiro momento. Para isso, existe a exigência de uma autorização da Artesp (Agência Reguladora de Transportes de São Paulo), outorga que a Rápido Cekat possuía por meio de liminar após o fechamento da Ponte Campos Salles para veículos de grande porte. O trajeto era feito pela Rodovia SP-255. Atualmente, a empresa Plena oferece a linha ligando as cidades.
Crise no setor
A instalação de serviço de transporte coletivo, a popular circular, mantido pela administração municipal, começou a ser cogitada após a Rápido Cekat diminuir linhas e horários, além de encerrar o trajeto intermunicipal entre Barra e Igaraçu. Concessionária do serviço há muitos anos, veio a público recentemente informar que trabalha com prejuízo mensal de R$ 10,9 mil, o que impossibilita a manutenção das linhas originais.
A Câmara Municipal de Barra Bonita vem questionando o cumprimento do contrato. Em junho, ofício enviado ao Legislativo pela direção da empresa afirma que as cláusulas vêm sendo cumpridas, apesar do déficit.
No cenário atual, alguns bairros da Cidade Simpatia possuem linhas que se ligam e ao Centro. Já em Igaraçu do Tietê, o serviço não existe mais, o que levou Bucho e sua equipe a buscar uma alternativa, que foi a compra do micro-ônibus.












