Quarta-feira, 16 de setembro de 2026 MPJ | Mais Pelo Jornalismo
Jornal O Mirante
Jornal O Mirante

Buscar em Jornal O Mirante

PUBLICIDADE
Publicidade
BARRA BONITA

Secretaria de Saúde inicia busca ativa de casos de tuberculose

Ação nas unidades de saúde e instituições de longa permanência busca diagnóstico precoce e interrupção do ciclo de contágio

fachada de uma unidade de saúde com veículos estacionados em frente
Unidades de saúde, como o PAS do Sonho Nosso, reforçam exames de baciloscopia e orientações sobre os sintomas da tuberculose (Reprodução/Maps)

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Barra Bonita realiza, entre os dias 17 e 30 de setembro, uma intensificação nas ações de busca ativa de sintomáticos respiratórios. A mobilização municipal visa ampliar o acesso de moradores ao diagnóstico precoce e identificar oportunamente casos de tuberculose no município.

Infecciosa e transmissível, a tuberculose afeta prioritariamente os pulmões, sendo transmitida de forma aérea por meio de fala, tosse ou espirro de pessoas infectadas. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Talita de Sousa Melo, alerta para a importância da observação dos sintomas principais, que incluem tosse persistente por mais de duas semanas, cansaço, febre baixa, suor noturno e perda de peso não intencional.

Durante a campanha, a rede de postos de saúde do município reforça o atendimento para a realização do exame de baciloscopia de escarro em pessoas que apresentem quadro respiratório suspeito. As equipes técnicas também direcionam visitas e acompanhamento específico às Instituições de Longa Permanência. A administração municipal reforça que a tuberculose tem cura e que todo o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

PUBLICIDADE
Publicidade

Leia também

Jornal O Mirante

Carregando…