A Secretaria Municipal de Saúde de Igaraçu do Tietê realiza, até o dia 30 de setembro, a segunda fase da Campanha Estadual de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. A ação tem como foco identificar precocemente casos de tuberculose na população, garantindo o início imediato do tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e interrompendo a cadeia de transmissão da doença.
O principal sinal de alerta apontado pelas autoridades de saúde é a presença de tosse persistente por duas semanas ou mais. Além disso, pessoas que apresentem febre baixa, com maior frequência no final da tarde ou à noite, suor noturno excessivo, perda de peso sem causa aparente, cansaço intenso, dor no peito ou falta de ar devem procurar a unidade de saúde mais próxima para a coleta de exames.
O órgão municipal frisa que “a tuberculose é uma doença que tem cura, e tanto o diagnóstico quanto todo o esquema terapêutico são disponibilizados gratuitamente pela rede pública”, por isso a importância de não interromper o tratamento antes do prazo recomendado para assegurar a recuperação completa e evitar complicações.





