/apidata/imgcache/74dc6492a18355fdb2594f6571bd22c0.webp?banner=header&when=1773783111&who=197
/apidata/imgcache/8d198d8ee8740a8b86aa019576013bf1.webp?banner=top&when=1773783111&who=197

Uma família de fotógrafos

Paulo, Terezinha, Raquel e Marco participaram do Podcast Conversa desta semana

Atualizado em 25/02/2026 às 19:02, por Netto Dorico.

Cinco integrantes do podcast

A apresentadora Priscila Dorico com os convidados da noite: Teresinha, Paulo, Raquel e Marco Antonio

A divulgação do Podcast Conversa de terça-feira (24) surpreendeu muita gente. O motivo: os convidados são muito, mas muito discretos. E quem não os conhece também não imagina que, em frente às câmeras, se dariam também. Aliás, eles estão acostumados a ficar atrás das câmeras. Paulo Ábile, a esposa Terezinha e os filhos Raquel e Marco Antônio aceitaram o convite para contar um pouco sobre sua história e a criação da empresa, Paulo Foto e Vídeo.

/apidata/imgcache/9abbbf30cc15b8b3c312510bb55d2403.png?banner=postmiddle&when=1773783111&who=197

Fotógrafo há 44 anos, Paulo relembrou quando iniciou no mercado de trabalho atuando no Foto Azevedo, com o saudoso Adelino. Passou por outras empresas do mesmo ramo e decidiu abrir a sua, na rua Pereira de Rezende - onde ficou por décadas. Com o crescimento dos filhos, passou a contar com ajuda extra e mudou de endereço. Hoje está na Rua Nossa Senhora de Fátima, e não foi só o endereço que mudou. O nome agora é Ábile Fotografia. Isso porque Paulo já não atua mais no dia a dia, tirando fotos de eventos e cerimônias. As tarefas do estúdio são realizadas por Raquel e Marco, mas o pai sempre está supervisionando e carregando bolsas e mochilas.
O surgimento da fotografia digital e como eles lidaram com essa novidade também foi um dos temas abordados na mesa.

 



Gravidez
Teresinha, que trabalhou com o marido no começo da carreira, relembrou a gestação dos filhos gêmeos. Ela frisou que, após o parto, ainda no hospital, virou-se para o marido e afirmou que queria ter outro filho, pois a experiência da gravidez foi algo muito especial. Porém, não aconteceu. O casal contou que ficou sabendo que seriam gêmeos no sétimo mês e foi preciso reforçar o enxoval.
 

/apidata/imgcache/bb9ed056259cbebfcb2e80008c84b5ae.png?banner=postmiddle&when=1773783111&who=197

Talento musical
Paulo foi músico da banda Raízes do Som e toca vários instrumentos. Raquel tirou sua primeira música no piano vendo vídeos no YouTube, enquanto Marco se dedica à guitarra. Durante o podcast foram exibidas fotos de um evento realizado ano passado, no Restaurante Canoa Grande, quando a banda de Paulo se reuniu no palco após muitos anos. O episódio completo está disponível no canal conversadomirante, no YouTube.